segunda-feira, 29 de junho de 2009

Oficina Unidade 10 TP 3!











No horário marcado, às 8:00 da manhã, iniciamos a oficina do TP 3 Unidades 9 e 10. A sala estava enfeitada com cartazes, panfletos, folders, receitas, bulas, poesias, convites, enfim, gêneros que aguçavam nos cursistas a curiosidade pelo o que viria pela frente! Nesta oficina trabalharíamos Gêneros Textuais! E o procuramos fazer!!! Depois de explicado o objetivo da oficina, fizemos uma sondagem de conhecimentos a respeito do que seja gênero textual e como os cursistas costumam trabalhar este assunto em sala de aula. A divisão de grupos para o início das atividades foi feita e cada grupo recebeu um envelope com variados gêneros textuais, onde os grupos deveriam agrupar os textos observando o conteúdo, composição, intencionalidade e suporte (fizemos uma atividade parecida na capacitação com a Formadora da UNB – Carol). Depois de agrupados os textos, fizemos uma socialização. Foi muito produtivo! O texto de referência do TP 3 foi lido coletivamente e as questões do texto foram respondidas logo após. Outra atividade proposta foi a leitura do texto de Manuel Bandeira e da música de Gilberto Gil e Nana Caymmi, págs. 192 e 193 do TP 3, onde os cursistas deveriam planejar uma atividade de leitura, interpretação e produção textual utilizando como referência estes textos. Propostas excelentes foram mostradas! Falamos da necessidade da escolha de um dos “avançandos” do TP para sua aplicação em sala de aula pelos cursistas e entrega do relato da aplicação e atividades de 5 alunos diferentes. A aplicação de ao menos um “avançando”após cada oficina faz parte da avaliação do cursista! Finalizando a oficina, pedimos que os grupos fizessem a avaliação da mesma usando um dos gêneros textuais estudados. Recebemos cada avaliação interessante!!!
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x




Edneide, Iara, Nadja, Eliana, Josenice, são educadoras da rede municipal
( em escolas diferentes)
Um belo dia chegaram no C.M.J.T.F.A.
Leram
Ouviram
Falaram
Adoraram
Depois se retiraram para suas casas.
Campo Formoso,30 de maio de 2009.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Nosso segundo encontro
Temos muito a contar
Não foi muito cansativo
E tivemos muito a faturar
Com a formadora que temos
Grandes suportes vamos ganhar.
Adriana, Janete, Gileusa, Jaciaria, Noêmia.

Oficina introdutória!








Estavámos anciosas pelo 1º encontro propriamente dito com os cursistas, havíamos preparado a oficina cuidadosamente, planejamento minucioso, tempo calculado para as ações, material a ser entregue, textos e atividades a serem executadas prontas! As 8:00 do dia 16/05/09 iniciamos a oficina no Colégio Municipal José Telesphoro Ferreira de Araújo. Já na entrada, os cursistas foram recepcionados com um cartão de boas vindas e um pirulito, um enorme pé direito foi colocado na porta da sala onde ao entrar, os cursistas deveriam expressar em uma palavra o que eles esperavam do GESTAR, isso já foi um impacto! Música relaxante e a sala enfeitada com cartazes de boas vindas e com mensagens para elevar a estima e mostrar o quanto aquele momento era único e importante para todos nós! Iniciamos os trabalhos com a dinâmica do “Auto retrato”, onde deveriam representar através de uma imagem traços da sua personalidade, comportamento, algo que tivesse a ver com eles,mas sem nomes, onde num segundo momento os colegas teriam que adivinhar quem poderia ser o autor daquela imagem. Foi muito bom! Tivemos depoimentos surpreendentes a respeito das imagens!!! O texto “Muito obrigado meu aluno problema!” de Elayne Brasil foi entregue e fizemos uma discussão acerca do mesmo. A importância do profissional da educação, da trajetória de ensino, da atualização profissional, da formação continuada e da proposta do GESTAR, foram os temas centrais da nossa oficina! Fizemos uma explicação detalhada do programa, das oficinas, da freqüência, do papel do formador e do cursista, dos trabalhos a serem desenvolvidos e entregamos o Kit GESTAR – um classificador, bloquinho de anotações, caneta, lápis, borracha, apontador e os livros oferecidos pelo MEC, TPs, AAAs. O estudo do Guia Geral foi importante para esclarecer possíveis dúvidas e o manuseio dos TPs, em especial o TP 3 que será o primeiro a ser trabalhado, foi realizado. Analisamos os ícones e temas ali presentes, o que cada um significa, as atividades propostas, a divisão do TP e o cuidado na preservação do material, com isso o cursista pode perceber o programa e ter afinidade com o material que será trabalhado ao longo das 300 horas! O objetivo da oficina foi construído coletivamente e uma análise da mesma por escrito foi feito por cada cursista. Finalisamos os trabalhos com a música de Marina Elali – “ Eu vou seguir”. Saimos dali com a certeza de que o trabalho será duro mas muito enriquecedor!!!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Abertura do GESTAR!







Os preparativos foram intensos, como intensas serão as oficinas! Mas valeu a pena!O GESTAR II está a todo vapor! Nossa abertura em 24/04 na Câmara Municipal Dr. Ulysses Gonçalves da Silva em Campo Formoso, foi um verdadeiro sucesso. Professores, alunos, políticos e pessoas da comunidade foram e prestigiaram a abertura do GESTAR II - Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. Dentre os presentes, não poderia deixar de mencionar, as Formadoras Cristiane da Cruz e Fabiana da paz - Língua Portuguesa, Leila Amaral – Coordenadora Pedagógica, Silvanete de Souza – Coordenadora Administrativa, a Prefeita Drª. Iracy Araújo, a Secretária Municipal de Educação – Vanessa Oliveira e a Representante da DIREC 28 Selma Cavalcanti.
A importância da formação continuada, da educação na construção da cidadania e o papel do professor foram temas presentes nas falas da Prefeita, da Secretária de Educação e da represente da DIREC 28, a coordenadora pedagógica fez uma exposição do que vem a ser o Programa GESTAR II e da importância deste para o nosso município, apresentou a equipe do Programa e finalizando o evento foi oferecido um coquetel a todos os presentes! (Chique heim!!!)
Desta forma foi iniciado a GESTAR em nosso município!

Quem sou eu?!


Sou composta por urgências: minhas alegrias são intensas, minhas tristezas, absolutas. Me entupo de ausências, me esvazio de excessos. Eu não caibo no estreito, eu só vivo nos extremos. Eu caminho, desequilibrada, em cima de uma linha tênue entre a lucidez e a loucura. De ter amigos eu gosto porque preciso de ajuda pra sentir, embora quem se relacione comigo saiba que é por conta-própria e auto-risco. O que tenho de mais obscuro, é o que me ilumina. E a minha lucidez é que é perigosa (como dizia Clarice Lispector). Se eu pudesse me resumir, diria que sou irremediável!

Marla de Queiroz